0

Vinho e bacalhau – receita para almoço de Páscoa

Estamos na Quaresma, período que antecede a Páscoa, celebrada por igrejas cristãs como a Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. É tradição reunir amigos e familiares no domingo de páscoa, que acontecerá em 05 de abril, para um grande almoço, acompanhado por um bom vinho. Mas como escolher o acompanhamento ideal?

Nós do blog Vinho Tratado com Respeito traremos, ao longo deste período, uma série de dicas de receitas e harmonização com diversos tipos de vinho para você preparar nesta Páscoa.

Vinho e Bacalhau ao forno

Vinho e Bacalhau ao forno / Divulgação

Para começar, vamos falar da tradicional combinação entre vinho e bacalhau que ganha as cozinhas e mesas de todo o país na Pascoa. A regra tradicional de harmonização com peixe é o vinho branco, mas o bacalhau não é um peixe comum. Seu sabor marcante e textura mais rígida que os demais peixes ‘permitem’ harmonizá-lo com um bom vinho tinto.

Que tal harmonizar um bom vinho e bacalhau ao forno?

Receita para almoço de páscoa – bacalhau ao forno

Para preparar este prato você precisará dos seguintes ingredientes:

500 g de bacalhau
3 cebolas em fatias
3 tomates sem pele cortados em fatias
6 batatas médias cortadas em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
salsinha picada
10 azeitonas verdes
½ xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água várias vezes para reduzir a quantidade de sal. Após isso, pegue o peixe e coloque em uma panela, complete com água e leve ao fogo. Tome muito cuidado no cozimento para que o bacalhau não amoleça demais. Coloque as batatas para cozinhar na mesma água. Divida o peixe em nacos grandes e coloque em uma forma de vidro, adicione salsinha, azeitonas e os demais ingredientes em camadas. Leve ao formo em temperatura média por 30 minutos.

Esta receita serve 6 porções. Sirva vinho e bacalhau ao forno em seu almoço especial nesta páscoa. Nossa recomendação é o Duque de Viseu Tinto.

Confira nossas harmonizações para Páscoa:

Vinho Tratado com Respeito

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *