0

Vinho Rutini – A tradição argentina tem nome e sobrenome

Vinho Rutini - A tradição Argentina tem nome

Quando pensamos nos nossos hermanos argentinos, logo vem a mente o tango, a carne e o maravilhoso vinho. E é impossível falar da Argentina e não lembrar do tradicional vinho Rutini.

A histórica vinícola Rutini, foi fundada por Felipe Rutini, um italiano da região do Marche que imigrou para Argentina no final do século XIX para investir na produção de vinhos nestas terras. Fundou a La Rural na cidade de Mendoza, sendo sua primeira e principal preocupação a qualidade dos vinhos. Desde este período até hoje seus vinhos são referência, não só no cenário argentino, mas com uma projeção mundial.

Vinho Rutini - A tradição Argentina tem nome

Vinho Rutini – A tradição argentina tem nome

Entenda a classificação do vinho Rutini

A Rutini Wines hoje conta com vinhedos no Maipo e no Vale do Uco e sua produção atual é subdividida em três frentes de atuação:

O primeiro grupo é chamado de Trumpeter e contempla vinhos mais descomplicados e modernos, direcionados para um público jovem, contemporâneo.

O segundo grupo é o Rutini, carro-chefe da vinícola. Ele conta com vinhos clássicos, que tornaram a Rutini uma referência na Argentina e em todo mundo.

O tesouro da Rutini é composto por três vinhos ícones, uma produção seleta feita pessoalmente pelo enólogo-chefe da bodega, Mariano di Paola, e que contempla safras especiais. Neste grupo estão os vinhos Felipe Rutini, Rutini Apartado e Rutini Antologia.

A Rutini tem desenvolvido vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Merlot e Pinot Noir, com características fortes, elegantes e refinados.

Nossas sugestões:

Vinho Rutini Cabernet/Malbec
A uva Cabernet contribui com a estrutura e a Malbec com fruta madura e taninos sedosos. Esta mistura resulta em um vinho argentino à moda européia: equilibrado e de perfumes sutis.

Vinho Rutini Chardonnay
Este vinho Chardonnay é saboroso, com toques amanteigados e de avelãs. Um Rutini elegante e volumoso, perfeito para harmonizar com aves e a pupunha grelhada.

Vinho Rutini Apartado Gran Malbec
Um par de novos vinhos se juntam ao Apartado, criando uma linha que nasce de barricas selecionadas por Mariano di Paola por sua alta qualidade. Este vinho Rutini puro Malbec é muito sedutor: perfumado e intenso.

Vinho Felipe Rutini
Destaque entre os vinhos argentinos, é o grande vinho Rutini e carrega o nome de seu fundador. Rico em aromas e sabores, pode mostrar seu melhor se aerado antes do consumo.

Leia também:

0

Don Abel – Vinho leve, fino e agradável

Plantação de uvas Don Abel / www.donabel.com.br

O clima temperado da região Sul do Brasil favorece o cultivo de uva, e se o solo for compatível, a qualidade do produto final terá grande potencial de ser alcançada. E esta combinação foi encontrada pela vinícola Don Abel, em Casca, na Serra Gaúcha.

Sérgio de Bastiani iniciou o cultivo de uvas em 1999, e em 2005 lançou oficialmente a Don Abel, nome dado em homenagem ao seu avô. A vinícola se destaca desde o início por causa de um projeto inovador e cheio de detalhes nos seus vários processos até chegar à qualidade desejada por Sérgio.

Plantação de uvas Don Abel / www.donabel.com.br

Plantação de uvas Don Abel / www.donabel.com.br

Quais os diferenciais da vinícula Don Abel

A produção de vinho na Don Abel se diferencia por usar somente o açúcar natural das uvas para serem fermentados, não fazendo a adição de açúcar de outra origem ao mosto (processo conhecido como chaptalização). Outro destaque é o raro uso de envelhecimento em barril de madeira. Para ser mais claro, apenas Tannat Reserva, Merlot Reserva e o Rota 324 seguem um processo de passagem rápida pela madeira. Os demais vinhos produzidos não seguem este fluxo. Esta ausência de carvalho permite aos vinhos permanecerem com seus aromas e sabores de frutas.

Com uma plantação focada nas uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Chardonnay, a Don Abel produz excelentes vinhos e espumantes, como são os casos de:

Don Gran Reserva – Um vinho com pequena produção e de grande qualidade, feito a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot da safra de 2005.

Don Abel Tannat Reserva – A uva Tannat é uma tradição no Uruguai e teve excelente adaptação nos vinhedos da Don Abel que está localizada perto da fronteira com o Uruguai. Esta é uma prova de que no Brasil também podemos produzir vinhos saborosos e de boa estrutura.

Espumante Don Abel Brut – Sabe aquela comemoração ou mesmo um jantar especial? Experimente receber seus convidados com este delicado espumante feito a partir da uva Chardonnay. Você vai se surpreender!

A cidade de Casca, aonde está localizada a vinícola Don Abel, faz parte da Rota Turística da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul e proporciona aos seus visitantes momentos inesquecíveis. Coloque este roteiro em suas férias!

Leia também: