0

Vinhos para Natal – Como acertar na escolha?

Dicas de harmonização de vinhos para Natal

Dicas de harmonização de vinhos para Natal

Chegou o fim do ano, com ele as confraternizações nas empresas, reunião em família e amigos, os preparativos para ceia e as dúvidas em relação às bebidas. Como acertar na escolha dos vinhos para Natal?

A primeira coisa a ser resolvida é saber qual será o prato principal da ceia natalina. Afinal, a harmonização do vinho depende do que ele acompanhará, desde os aperitivos até a sobremesa. Listaremos a seguir uma série de opções para para completar a sua festa em alto estilo.

Dicas: Vale lembrar que nossas recomendações de vinhos para Natal são para a opção principal, mas no jantar você terá vários pratos e vinhos. Neste caso, a orientação é que comece pelos brancos. Depois, os tintos leves e só então os vinhos tintos encorpados. Na sequência você optar também pelos secos, deixando os vinhos doces para acompanhar a sobremesa.

Harmonização de vinho com tender

O tender é uma das tradições natalinas. Esta carne suína pode ser preparada de diversas formas e este acompanhamento ou o tempero que determinará o vinho ideal. Por exemplo, algumas pessoas preparam o tender assado acompanhado de rodelas de abacaxi ou pêssegos. Outras preferem molhos agridoces.

Para harmonizar com este prato na ceia natalina você pode optar por um vinho Riesling, como é o caso deste Miramar Riesling da Casa Marin. Se preferir o tender assado opte por harmonizá-lo com um tinto encorpado. Nossa sugestão é este vinho italiano Vigna d’Alfiero Nobile di Montepulciano.

Harmonização de vinho com chester

A maioria das famílias brasileiras opta por aves na ceia de natal. Chester é uma destas tradições, esta especialidade é uma combinação genética de várias espécies de frango e contém 70% de peito e coxa.

Ao escolher os vinhos para Natal com chester, leve em conta que, por ser uma carne branca, harmoniza melhor com os brancos frescos, levemente amadeirados. Sugerimos este chardonnay argentino da Bodegas Salentein ou ainda com espumantes, experimente este brasileiro Don Abel Brut.

Vinhos para Natal – Harmonização com bacalhau

Por superstição, alguns brasileiros preferem servir animais que sempre seguem em frente na ceia de natal. Neste sentido, eles escolhem peixes como prato principal e o bacalhau ocupa o melhor espaço na mesa.

Ao escolher os vinhos para Natal você deve levar em conta que, por ser um peixe salgado e sempre vir acompanhado de condimentos, o bacalhau pede um vinho tinto jovem como acompanhamento. Experimente aqueles produzidos na região do Alentejo que são mais frutados e menos ácidos, como este Vinha do Monte ou Trinca Bolotas Alentejo, da Herdade do Peso.

Vinhos para sobremesa de Natal

Para finalizar, a ceia de Natal é repleta de doces de diversos tipos. Esta harmonização pede vinhos com sabores suaves e acidez equivalente. Os vinhos do Porto, como Sandeman Ruby, ou um espumante moscatel como este brasileiro Don Abel são as recomendações.

Agora que você já sabe como escolher os vinhos para Natal, que tal conferir algumas receitas que preparamos:

Vinho Tratado com Respeito

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *