0

Charme e a elegância do vinho rosé

Tipos de Vinho - Rosé

Como já citamos aqui no blog, existem vários tipos de vinho, dentre eles, o rosé se destaca pela sua bela cor. Delicados como os brancos, mas com alguma intensidade de sabor típico do tinto, são pares ideais para acompanhar massas recheadas ou frango assado.

O vinho rosé apresenta uma coloração que pode variar de um laranja pálido a um rosado vívido, dependendo das uvas utilizadas e técnicas de produção.

Produção do vinho rosé

Algumas pessoas chegam a afirmar que o vinho rosé é a combinação do tinto com o branco. Mas a história verdadeira é outra. O rosé é resultado do tempo em que a casca da uva tinta permanece em contato com o suco ou do processo de produção da bebida.

Quais os processos de produção do vinho rosé?

Para fazer este tipo de vinho, existem três processos usados pelos produtores: Prensa Direta, Sangria e Corte.

Vinho rosé – Prensa Direta

A uva tinta é prensada e o seu suco, que já contém uma certa quantidade de cor, é posto para fermentar seguindo o processo de produção idêntico ao do vinho branco. O resultado final é um vinho fresco de cor pálida e delicada.

Vinho rosé – Sangria

Após romper as casca das uvas, elas são colocadas em um tanque para iniciar o processo de fermentação, que transforma açúcar em álcool. As cascas ficam em contato com o mosto – ou suco da uva – por um período de 6 a 48 horas dependendo da intensidade de cor desejada pelo produtor. Depois deste período, o produtor retira as cascas do líquido e continua a fermentação como ocorre no vinho branco. O vinho final é um pouco mais encorpado que apresenta um tom rosado intenso. A baixa temperatura durante a fermentação preserva o frescor do vinho.

Vinho rosé – Corte

De todos os processos, este é o mais arriscado e menos benéfico ao vinho. Trata-se de uma mistura entre uvas tintas e brancas no processo de fermentação, com baixíssimo controle no resultado final. Em países da Europa este método é proibido por lei, exceto na produção de champanhes rosés.

Quais uvas são usadas na produção do vinho rosé?

Basicamente qualquer uva tinta pode produzir vinhos rosés, sendo as mais comuns:

  • Cabernet Sauvignon
  • Grenache
  • Syrah
  • Cinsault
  • Malbec

Este tipo de vinho é uma excelente recomendação para os dias quentes e pode ser servido frio – entre 8° e 10°C. Abaixo uma lista de bons vinhos rosé que você pode comprar online. Experimente!

Haedus Rosé, Provence, França
Cascai, Provence, França
Pibarnon Rosé, Bandol, França
Aquitania Rosé, Chile
Portillo Rosé, Argentina

Descubra aqui como é feita a classificação dos diversos tipos de vinho.

Vinho Tratado com Respeito

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *