0

Armazenamento de vinho – Dicas para manter a qualidade da bebida

Muitos se preocupam com a harmonização, escolha dos melhores rótulos e produtores, selecionam cada safra a dedo, mas esquecem um dos fatores principais em relação a bebida: o armazenamento correto do vinho.

Neste primeiro momento, vamos falar do vinho fechado, aquele que você comprou para uma ocasião especial e quer preservá-lo com suas características (cor e sabor) originais. Em breve falaremos sobre o armazenamento de vinho aberto, que é outra grande dúvida de nossos leitores.

Domus Aurea, armazenamento correto preserva a qualidade do vinho

Domus Aurea, armazenamento correto preserva a qualidade do vinho

Muitas vezes, ao ir em nossa Winehouse preferida ou mesmo receber aquele e-mail com ofertas imperdíveis, decidimos comprar o vinho predileto em um volume grande para aqueles momentos especiais. Certo?! Mas nada adianta ter feito as melhores escolhas e não nos atentarmos aos detalhes no armazenamento da bebida.

Descubra agora cuidados ao armazenar vinho em casa

Iluminação – Armazenamento de vinho

O vinho é sensível a luz, seja ela natural ou artificial. E se for do tipo Branco, este cuidado deve ser redobrado. Você deve armazenar o seu vinho em um local com baixa ou nula luminosidade. Para isso, uma adega seria o ideal. Porém, como sabemos que nem todos podemos ter uma, algumas opções são deixar a garrada na despensa, algum armário fechado, isolá-los em uma caixa ou ainda cobrir a bebida com um pano. Também evite deixar perto de alimentos ou produtos com aromas fortes.

Temperatura – Armazenamento de vinho

Cada tipo de vinho exige uma temperatura de armazenamento diferente. O espumante, por exemplo, precisa ser preservado entre 4ºC e 10ºC, já o vinho tinto encorpado permite uma temperatura maior, de 16ºC a 18ºC. Contudo, a variação deve ser evitada. Procure deixar o seu vinho em um local que não sofra alteração de temperatura durante o tempo em que permanecer guardado.

Temperaturas elevadas provocam oxidação e estraga completamente a bebida. Lembrando que quanto mais baixa a temperatura melhor, já que isso não prejudica o vinho, apenas retardando o processo de envelhecimento. Vale destacar que o local escolhido deve ser monitorado e sua temperatura não pode mudar mais que 1.6ºC ao dia e 2.7ºC ao ano.

Posição da garrafa – Armazenamento de vinho

A posição adequada para se manter o vinho é horizontal. Este cuidado é necessário para evitar que as rolhas da garrafa ressequem, vetando a entrada de oxigênio. Qualquer contato do vinho com oxigênio pode oxidar a bebida, alterando cor, aroma e paladar. E claro que não é isso o que queremos.

Umidade – Armazenamento de vinho

Novamente, como dissemos em relação a posição da garrafa, todo cuidado com a umidade do local escolhido para guardar o seu vinho será muito util. Escolha um lugar com umidade em torno de 70%, isso ajudará a preservar as rolhas e evitar o ressecamento, protegendo nosso amado vinho das interferências do oxigênio.

Mas nada de exceder este limite. Umidade superior a 70% pode trazer outros problemas. Acima deste percentual é bem provável o surgimento de mofo, danificando as etiquetas das garrafas. Procure manter entre 65% e 75%.

Movimento – Armazenamento de vinho

O vinho é uma bebida delicada e por isso exige diversos cuidados. Quando for armazenar o seu vinho, organize de uma forma em que deixe acessível aquele que for consumir primeiro, isolando os demais. A movimentação frequente do vinho acaba deteriorando a bebida. Evite deixá-la próxima de eletrodomésticos ou equipamentos com vibrações.

Quais cuidados você toma ao armazenar o vinho em casa? Tem uma adega climatizada? Compartilhe conosco a sua experiência!

Vinho Tratado com Respeito

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *